top of page

Tetris 🧩




Pois é... quem não conhece este jogo? Desde a altura do Game Boy que eu jogo Tetris e Adoro!! Recebi o meu numa viagem que fiz com a minha mãe a Paris há 30 anos talvez! Hoje tenho uma app! Mas mais do que adorar, modéstia á parte, eu jogo bem 😁

Claro que se eu quiser escrever sobre o jogo já disse o que há a dizer. Mas não é essa a abordagem que pretendo fazer... pretendo falar da roda da vida, das suas várias valências e de como tudo encaixa.


Na minha opinião o ser humano comete equívocos linguisticos que criam falsas crenças tais como “as coisas correm mal”, “nunca está tudo bem”, “os momentos maus são importantes para valorizarmos os bons” e “as coisas não encaixam”. Ora bem, aquilo que o Tetris nos ensina é que tudo encaixa, pode não ser sempre da melhor maneira, ou daquela que mais desejamos mas com a continuidade e a perseverança as peças encaixam todas e adivinhem lá... TETRIS. O écran fica vazio, mudamos de nível e voltamos a colocar a primeira peça. Todas passam a cair mais rápido, mas a vida não é assim mesmo?


O maior milagre da vida é a ACEITAÇÃO. Enquanto não percebermos que tudo o que nos acontece deve ser acolhido de forma serena nunca conseguiremos enxergar o bom do nosso dia a dia e consequentemente encaixar as várias peças. Cada dia é uma dádiva e vivemos um tempo de muita depressão, ansiedade, tumulto e adversidade. Mas se aceitarmos o mundo tal como ele se apresenta não poderemos ser mais felizes?


Quem nunca experimentou a sensação estranha de percorrer o mesmo caminho matinal num modo ensonado, mas ao invés de ir dentro do carro no lugar do condutor, passar para o lado do passageiro? Tantas coisas novas, tantas mudanças e nuances que o tempo trouxe e nunca tínhamos visto...


Pessoalmente não posso afirmar que quero voltar atrás... a que tudo volte a ser como era (antes da pandemia). Havia um conjunto de coisas na minha vida “que não encaixavam bem”, que não faziam sentido, que eram sofridas e por vezes me traziam maus sentimentos. Agarrei a “oportunidade 2020” e mudei com GARRA! Aproveitei tudo aquilo que esse ano me trouxe de bom na certeza que muitas áreas da minha vida passaram a fazer TETRIS. Este FOCO foi determinante para, no meio da adversidade, eu me sentir bem!

Refiro-me primeiramente ao meu crescimento interior - apesar de na essência eu ser a mesma pessoa, ganhei a consciência de que sou muito mais forte, determinada e focada. A derrota não faz parte do meu vocabulário e venha o que vier eu sorrio sempre. Porque não haveria de o fazer? Cada dia é uma oportunidade de SUPERAÇÃO!

Também a minha casa ganhou mais harmonia... eu passei mais tempo em casa, as coisas passaram a estar como melhor funcionam para a minha família e melhor servem o nosso estilo de vida. PLANEAMOS as nossas vivências!

Profissionalmente organizei-me melhor... havia demasiados trabalhos inacabados no meu computador que ganharam forma e foram lançados ao mundo. Eu era uma pessoa de muitas iniciativas e poucas ACABATIVAS. Finalmente a EFECTIVIDADE ganhou!. Isso mudou 💪


E muito mais será revelado... se não fosse assim qual seria a piada? Ficar pelo GAME OVER? Nem pensar... para mim é automático.... enquanto não estiver como quero carrego no botão PLAY AGAIN ❤️


Um bom TETRIS para todos!!

bottom of page