top of page

Carrilho da Graça encomenda a sua casa aos estudantes da Universidade Lusíada Norte.



Como é tradição na Universidade Lusíada Norte, todos os anos os estudantes do 1º Ano do Mestrado Integrado em Arquitetura são desafiados a desenhar uma casa para uma personalidade de destaque: este ano o “cliente” é o Arquiteto João Luís Carrilho da Graça! Num momento em que a exposição “Flashback Carrilho da Graça” patente na Casa da Arquitetura mostra mais de 40 anos do seu trabalho e apesar do Arquiteto, que tem um enorme sentido de humor, ter mencionado que “foi horrível” quando questionado sobre o processo de revisitar a obra de uma vida, a realidade é que esta mostra de trabalhos (bem como as exposições anteriores) ensina a pensar, a ver, a ler conceitos e referências, ações tão importantes na formação em Arquitetura.

Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prémios, nomeadamente: o título de “chevalier des arts et des lettres” pela república francesa em 2010, o “prémio pessoa” em 2008, o prémio da bienal internacional da luz-luzboa em 2004, a ordem de mérito da república portuguesa em1999 e o prémio“aica-associação internacional dos críticos de arte” em 1992.

Foi distinguido com “piranesi prix de rome” em 2010 pela musealização da área arqueológica da praça nova do castelo de São Jorge, o prémio “fad” em 1999 e o prémio “valmor” em 1998 pelo pavilhão do conhecimento dos mares - expo’98, o “prémio secil de arquitectura” em 1994 pela escola superior de comunicação social de lisboa, e nomeado para o prémio europeu de arquitectura “mies van der rohe” em 1990, 1992, 1994, 2009, 2010 e 2011, este ano pela ponte pedonal sobre a ribeira da carpinteira e pela musealização da área arqueológica da praça nova do castelo de São Jorge.

Na aula ministrada hoje na Casa da Arquitectura, aos estudantes da Universidade Lusíada Norte, o desafio lançado foi o de que os estudantes concebessem a casa com as mãos 🤲🏻 (em barro ou outro material moldável)... uma casa feita com as mãos “encomendada” por um arquiteto que acompanha o seu discurso com as mãos... além de extraordinário faz todo o sentido!

No final do ano lectivo os estudantes irão apresentar as casas ao seu cliente que diz: “quem sabe se eu ainda venho morar para o Porto”...

Vê o vídeo com o enunciado da casa:





bottom of page