top of page

Não olhes para aquilo que eu tenho…




Frequentemente olhamos para aquilo que as pessoas têm: sejam valores materiais ou imateriais!

É frequente ouvirmos comentários invejosos sob a boa forma das pessoas, sobre os sucessos profissionais, sobre a família fantástica, sobre a carteira da moda, sobre as férias idílicas,… enfim! Um sem número de comentários!


Mas porque não comentam as pessoas sobre os esforços alheios para alcançar essas “vitórias”? Porque não se conversa mais sobre processos e menos sobre resultados?


Na minha opinião o ser humano pensa muito… desde Sócrates com a expressão “só sei que nada sei” fruto de uma profunda reflexão, à terapia de “mindfulness” que consiste genericamente em esvaziar o pensamento e a consequente libertação dos sentimentos a ele associados, a realidade é que a sociedade passa demasiado tempo a pensar em “assuntos menores”. E cabem aí todos as considerações que mencionei anteriormente.


Pessoas positivas, que conseguem olhar para o “copo meio cheio” não se inibem de elogiar o próximo, de congratular os outros pelos sucessos, de perguntar “como chegaste aí?” De ficarem felizes com a felicidade dos outros!


Como o mundo tem todo o tipo de pessoas, já dizia o ditado: “junta-te aos bons serás como eles, junta-te aos maus e serás pior do que eles!!

bottom of page