top of page

Siza Vieira encomenda casa a estudantes da Universidade Lusíada Norte!









“É ponto assente que a história é fundamental para o presente e é assim que se cria o futuro. Permite-nos sair da independência arrogante.”

Álvaro Siza Vieira


Foi uma honra receber um dos expoentes máximos da Arquitetura mundial hoje, dia 5 de Abril de 2021, na Universidade Lusíada Norte.


Galardoado com o Prémio Pritzker, vários prémios Sécil, o Royal Gold Medal, o Alvar Aalto Medal, o Mies Van der Rohe Prize entre outros, Siza Vieira tem obras em todos os cantos do mundo. Nascido na cidade de Matosinhos onde tem muitas das suas obras emblemáticas como são exemplos a Piscina das Marés, a casa de Chá da Boa Nova e as quatro casas , o Siza veio hoje á Universidade Lusíada, que continuando a ministrar as aulas on-line e transformando uma suposta fragilidade numa grande força, onde juntamos as turmas do Porto e de V.N.Famalicão e realizamos uma aula fantástica e invejável.


Na presença do Diretor da Faculdade de Arquitetura e Artes, Professor Doutor Carlos Santos, do Professor João Paulo Rapagão e de mim própria, o Arquiteto Álvaro Siza Vieira deu uma aula sobre o habitar que nos levou a viajar pelo mundo da Arquitetura aos seus olhos e pelas suas próprias referências como é o caso do Frank Lloyd Wright, do Adolf Loos, da escola da Bauhaus,... e encomendou uma casa para ele próprio viver aos nossos estudantes. Já imaginaram? Os estudantes do 1º ano da Universidade Lusíada têm como primeiro cliente o mais premiado Arquiteto Português de sempre!! Que honra!!


É um desafio fantástico: com um terreno perto do Parque da Cidade do Porto (e das novas instalações da Universidade Lusíada ) o programa da CASA foi ditado e explicado pelo próprio Arquiteto no mote do diálogo entre o Arquiteto e o cliente tão natural e enriquecedor na criação de um projeto de Arquitetura! Claro que, como com qualquer outro cliente o programa da casa fica no segredo dos Deuses... e mais será revelado!


Ao final de 1h30 de aula impera a reflexão sobre o momento em que vivemos uma situação atípica e em que muito se tem falado e escrito sobre a qualidade do ensino em tempos de pandemia. Assim surge a questão: poderia este momento formativo acontecer de melhor maneira? Os nossos estudantes respondem: não! A verdade é que independentemente da contingência, do confinamento e desconfinamento, das aulas serem presenciais, on-line ou hibridas asseguramos uma excelência de corpo docente cuja capacidade de adaptação, superação e resiliência são inquantificáveis em que a adaptação ás tecnologias se fez literalmente de um dia para o outro.


E são momentos como este que me levam ao ano de 2004 quando era uma estagiária no Gabinete do Eduardo Souto de Moura e tive a oportunidade de ver o meu mestre e o Álvaro Siza Vieira nas conversas sobre o Serpentine Galery em Londres cujo projeto desenvolveram em co-autoria e me recordam que apesar de o mundo continuar em transformação as bases conceptuais e gramaticais mantêm-se!!!


Um bem haja a todos aqueles que continuam a ensinar e a ancorar a disciplina da Arquitetura ao seu devido lugar – Genius Loci!

bottom of page