A nossa Casa ✨
Já dizia Goethe “ é o mais feliz, seja ele rei ou camponês, aquele que encontra paz em seu lar”.
A nossa casa é o nosso Porto Seguro, ou assim o deveria ser… é aquele local que, após um dia intenso nos recebe e nos abraça dizendo “está tudo bem”...
Ao longo da minha experiência enquanto arquitecta tenho percepcionado que, independentemente das tendências de moda e do valor económico e social, o importante na nossa casa é que seja uma extensão de nós mesmos.
Nem toda a gente tem a oportunidade ou vontade de construir uma casa para si próprio, ou seja, comprar um terreno, fazer um projecto e decorá-la! Começar a construir a sua história… mas toda a gente tem a oportunidade de decorar a sua casa, transformando um espaço vazio e um conjunto de paredes naquilo que designamos por lar!
“Uma atmosfera de amor na sua casa é muito importante. Faça tudo o que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia”
Dalai Lama
Na minha opinião é aqui que reside o segredo da decoração de uma casa: a transformação do conceito de abrigo no conceito de lar! Ele deve espelhar a nossa alma.
E é essa a maior regra da decoração, mas este tema abordarei num post futuro.
A formalidade ou informalidade da decoração é um valor imensurável… e isto apenas porque todos somos únicos. O que agrada e é acolhedor para uma pessoa pode não ser para outra. A paleta cromática que nos é oferecida é imensa, mas só nós podemos “dizer de nossa justiça”...
A minha sugestão é sempre a mesma: “vá decorando…”; a casa é a construção de memórias, é a construção de um discurso íntimo e que nos deve apaziguar. Não tenha pressa…
escolha a sua casa;
pense no conceito da sua decoração;
desenvolva um projecto para a mesma;
priorize as compras e os investimentos;
vá “organizando” do geral para o particular;
divirta-se!!!
O caminho faz-se caminhando!
Comments